O treino com clicker é um método baseado em psicologia comportamental que assenta na marcação do comportamento pretendido e recompensa do mesmo, através de um pedaço de comida, atirar uma bola, um passeio no exterior, etc.
Essa marcação do comportamento pode ser efetuada pelo uso de um clicker, um dispositivo mecânico com uma patilha em metal, que quando pressionado emite um som curto e distinto, e assim indica exatamente ao animal quando está a fazer a coisa certa.
Atualmente, já existem clickers eletrónicos que emitem vários tipos de sons e que permitem regular a intensidade do click. Também existem outros tipos de marcadores de comportamento, por exemplo: treinadores de golfinhos usam apitos; para treinar peixes usam-se marcadores luminosos.
Esta forma de comunicação é muito clara e, quando combinada com reforço positivo, é uma forma eficaz e segura de ensinar qualquer animal, qualquer comportamento que o mesmo seja física e psicologicamente capaz de realizar.
Podem ser usadas palavras para treinar um animal, mas a vantagem do clicker, ou outro marcador mecânico, é a consistência e timing facilmente reconhecível. Até treinadores principiantes conseguem determinar se clicaram durante o comportamento pretendido ou um pouco tarde demais, sendo difícil de fazer essa distinção quando se usam palavras.
Verifica-se que o treino com clicker permite acelerar o processo de aprendizagem, diminuir o stress e tornar a experiência mais divertida, tanto para o animal, como para a pessoa que o está a treinar.
Fonte: Karen Pryor, http://www.clickertraining.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário